Pedagógico: 34-3826-7601 | Administrativo: 34-3826-7600

DICA DA EI

Como elogiar os filhos de maneira encorajadora e saudável?

Os elogios para crianças fazem parte da construção de relações familiares saudáveis e ajudam no processo de amadurecimento dos pequenos.

São importantes para reforçar a autoestima e estimular os comportamentos positivos. Porém, é preciso ter alguns cuidados no contato com os filhos, pois algumas frases podem ter o efeito inverso, gerando insegurança e uma elevação nos padrões de comparação.

Pode parecer estranho afirmar que elogios têm o poder de gerar ansiedade nas crianças, mas focar demais em obter bons resultados pode trazer dificuldades em lidar com os erros e as fraquezas.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Confira a seguir algumas dicas para manter um diálogo positivo e motivador com os seus filhos. Boa leitura!

Elogie o esforço, não apenas o talento

Quando o seu filho tem alguma habilidade que se destaca é positivo prestar atenção e elogiar. Porém, é importante reconhecer também o esforço em desenvolver tarefas mais desafiadoras.

Ao elogiar sempre aquilo em que seu filho tem talento, ele pode tender a sempre querer entregar um bom resultado no que já é fácil para receber um comentário positivo. Por isso, reconheça também o empenho em buscar novos aprendizados e incentive-o a lidar com as dificuldades de maneira tranquila e perseverante.

A dica é sempre direcionar os comentários positivos ao esforço e à construção. Com isso, os filhos compreendem a importância da dedicação e da persistência para a aquisição de habilidades.

Elogie a criança em casos de superação de desafios

Reconheça quando a criança superar as suas dificuldades e persistir em algo que a desafiou. É muito importante adotar uma postura acolhedora e encorajadora nas dificuldades que os pequenos enfrentam, além de não tomar a frente em coisas que conseguem fazer sozinhos.

Dessa forma, tenha em mente que aquilo que é aparentemente simples para os adultos pode ser um grande problema para as crianças. Nessas situações, mostre que ela está segura e que poderá contar com a ajuda se precisar, além de reconhecer e elogiar os esforços. Ajude-a a compreender que a falha é natural e que é preciso ter paciência para superar os impasses.

Dê mais ênfase ao processo de conquista do que ao resultado

Para fazer elogios para crianças que sejam encorajadores, é mais interessante focar a atenção no processo da conquista do que apenas no resultado. Quando, por exemplo, seu filho pratica um esporte, a dica é reforçar também o quanto é positivo ele se envolver naquela atividade em vez de dedicar toda a atenção apenas a ganhar ou perder.

Ao centrar os elogios no resultado, pode-se gerar ansiedade na criança nas próximas vezes que ela se envolver em alguma atividade semelhante, pois desejará atender sempre aquela expectativa de vitória. Por outro lado, um comentário positivo sobre o processo traz maior motivação e menor cobrança.

Fale com sinceridade

É importante que os elogios sejam sinceros, pois fazem parte da construção do vínculo de confiança com o adulto. Além disso, é preciso encontrar uma boa medida para tecer comentários. Quando os elogios são excessivos, eles podem não parecer verdadeiros. Da mesma forma, a falta desse reconhecimento por parte da família é frustrante.

Portanto, os elogios para crianças fazem parte da construção de relações familiares saudáveis. Assim, buscar informações sobre como estimular a autoconfiança e a formação da personalidade dos filhos é muito bom para fortalecer os laços e ajudar no processo de amadurecimento.