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Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS SEGMENTOS DE ENSINO

EDUCAÇÃO INFANTIL  

O mais importante é ensinar a criança a aprender, tomar gosto pelo conhecimento e pela sensação de aprender coisas novas para isso é preciso “CONFIANÇA PARA APRENDER”.

O material utilizado na EDUCAÇÃO INFANTIL apresenta os âmbitos e eixos utilizados pelo MEC, na nova estrutura apresentada para a Educação Infantil. O material traz  uma proposta interativa e dinâmica  utilizando os mais modernos recursos tecnológicos  e  educacionais. Dessa maneira, os conhecimentos privilegiados nesse material foram organizados considerando dois âmbitos: Formação Pessoal e Social (eixos de trabalho: Identidade, Autonomia e Intimidade) e Conhecimento de Mundo que está subdividido em: Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Relações Matemáticas.

“Os alunos desenvolvem suas habilidades desde os primeiros anos de vida escolar. A pesquisa proporciona a descoberta do mundo. As histórias estimulam o exercício de escutar, imaginar, interpretar e contar. A arte desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade. Os jogos promovem o raciocínio lógico, a comunicação e a socialização, a capacidade de trabalhar em equipe, de respeitar as regras e o próximo. Esses quatro eixos são permeados pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz” (SPE)

 

ENSINO FUNDAMENTAL I   (1º ano/9 ao 5º ano/9)

 

 A criança entra em uma nova fase da vida e precisa de “CONFIANÇA PARA DESCOBRIR”.

As sequências didáticas do Livro Didático Integrado do Ensino Fundamental I oferecem condições para que os alunos aprendam a formular questões, diagnosticar e propor soluções reais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar. O material apresenta, em todas as áreas de conhecimento, uma ampla variedade de gêneros textuais. Por meio deles, os alunos são levados a refletir sobre os recursos que a língua oferece para alcançar diferentes finalidades comunicativas, entre elas a inter-relação entre as áreas do conhecimento. “Nessa fase do aprendizado, o aluno também é estimulado ao desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, da criatividade e da sensibilidade estética. O estudante tem a oportunidade de aprender os conteúdos em interação com a realidade, aplicando os conhecimentos no dia a dia, de forma dinâmica e prazerosa”. (SPE)

 

 ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ano/9 ao 9º ano/9)

 

É marcado por descobertas, quando o mundo ao redor começa a ficar mais complexo. A necessidade é “CONFIANÇA PARA TRANSFORMAR”.

O Livro Didático Integrado deste segmento apresenta uma abordagem integrada das linguagens, favorecendo a formação da identidade dos alunos, assim como posturas e valores pertinentes às relações entre eles e os seres humanos, o meio e o conhecimento. O material propõe situações que favorecem a imersão do aluno na comunidade, pois possibilita a busca e a seleção de informações, assim como facilita a produção de síntese com posicionamentos individuais, propiciando o desenvolvimento da autonomia intelectual.

Os alunos dos 8º e 9º ANOS contam  com mais uma disciplina no currículo escolar: EDUCAÇÃO FINANCEIRA.  Essa   disciplina não deve ser confundida com o ensino de técnicas ou macetes de bem administrar  o dinheiro. Tampouco deve funcionar como um manual de regrinhas moralistas fáceis – longe disso. O objetivo da Educação Financeira é criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro. Educação Financeira exige uma perspectiva de longo prazo, muito treino e persistência. Em linhas gerais, uma Educação Financeira apropriada deve abarcar 4 pontos:

SUPER-REVISÃO: Será oferecido em horário especial nas disciplinas de Português e Matemática nas semanas que antecederão as provas globais nas três (3) etapas do processo de aprendizagem.

 

Ensino Médio (1º ano ao 3º ano)

 

É uma fase que tem como principal desafio entrar na Universidade. Nesse momento, o adolescente concentra toda a sua dedicação para que, com o apoio da escola e dos pais, tenha “CONFIANÇA PARA VENCER”.

Essa é uma das fases mais importantes na vida do aluno, na qual são tomadas decisões que serão significativas no futuro, como a escolha da carreira. Nesse nível de Ensino, o CNSG intensifica o grau de exigência e de preparação, para que o aluno conquiste vagas nas melhores universidades e faculdades do país.

 A 3ª série do Ensino Médio é oferecida na modalidade de TERCEIRÃO/PRÉ-VESTIBULAR, onde o aluno tem acesso ao conteúdo específico da 3ª série Ensino Médio e a oportunidade de rever todos os conteúdos da 1ª e 2ª série. A coleção dos 7 livros didáticos integrados para PRÉ-VESTIBULAR INTENSIVO, e DOIS EXEMPLARES DO ENEM EXPRESS que  abrange as áreas de conhecimento exigidas no Ensino Médio e contempla uma variada coletânea de questões, com seus respectivos gabaritos, as quais estão presentes nos diversos concursos vestibulares do Brasil.

  • Para a 3ª série do E. Médio o aluno faz a opção pela Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
  • INTENSIVÃO/EXPRESS para o ENEM e os vestibulares seriados. As aulas serão agendadas a partir da divulgação da data do ENEM/2016.
  • Aulas de véspera para o vestibular UNIPAM.
  • Visitas às Universidades (Mostra de Profissões).

        SUPER-REVISÃO: oferecido em horário especial nas disciplinas de Português, Matemática, Física e Química nas semanas que antecederão as provas globais,  nas três (3) etapas do processo de aprendizagem.