Pedagógico: 34-3826-7601 | Administrativo: 34-3826-7600

Fundadores

Pe. Júlio Maria de Lombaerde

http://80990001.s3.amazonaws.com/cnsgpatos/wp-content/uploads/2015/07/fundador.jpg

Pe. Júlio Maria de Lombaerde, o grande missionário belga, fundador da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora. Nascido a 07 de janeiro de 1878, na Bélgica, torna-se missionário em três Continentes: Europa, África e América.

Jovem de 16 anos parte para a África e convive e em comunidades de extrema pobreza. Retorna à Europa, ordena-se sacerdote e, pelo vigor de sua fé e sua palavra se faz conhecido como grande pregador de missões.

Enviado ao Brasil, aos 34 anos, atravessa mares e aporta em Recife, no dia 15 de outubro de 1912. O Nordeste é o MARCO. De Pernambuco e Paraíba,chega a Natal, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, São Pedro do Alecrim. E celebra o Natal com o povo.

“Por ocasião das festas natalinas inaugurei meu ministério apostólico”.

A meta, porém, era a Amazônia. Insere-se na floresta. Ele era tudo para o povo de Macapá. Precisava desdobrar-se, multiplicar-se. Agrupa jovens e funda a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria.

Obedecendo aos superiores, ei-lo de volta a Natal, em 1926. Assume a paróquia de São Pedro do Alecrim, realiza missões e cria um centro de intensa vida cristã que se irradia pelos municípios e Estados vizinhos. Todos podem ouvir com entusiasmo delirante o Missionário. É um novo Batista que surge no Sertão Nordestino.

Por isso, os jornais lamentam a saída de Pe. Júlio Maria de Lombaerde, quando ele parte para o “sul do País”.
Sempre impulsionado por fortes inspirações, segue para Manhumirim-MG e realiza um grande sonho: a fundação da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora.

Logo depois, funda também a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora. Pe. Júlio continua presente nas suas Congregações e Leigos que se comprometem com seu carisma e sua missão: viver e irradiar o amor à Eucaristia e a Maria.

“O Brasil, como já disse, por diversas vezes, é um campo imenso, onde, a cada passo, podemos semear alguma coisa de nosso zelo e de nosso amor.” ( Pe. Júlio Maria de Lombaerde)

Em janeiro de 2015, na cidade de Manhumirim-MG, sob as bênçãos do nosso Papa Francisco, foi instaurado o processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Pe. Júlio Maria de Lombaerde, fortalecendo assim, mais uma vez, a missão das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora.